Integrantes



Juliana Gennari
Bailarina, Fotógrafa e Professora de Pilates:Nova Postura
Formada em Dança pela Faculdade Paulista de Artes (2003-2007). Em 2007 fez especialização em Pilates:Nova Postura pelo Estúdio Neuza Araújo (2007-2008) e em 2008 iniciou os estudos com a fotografia pela Fundação Armando Álvares Penteado com Luis Flávio Matangrano. Atua como educadora através de aulas e workshops de consciência corporal aplicado ao universo do Pilates:Nova Postura.
Pesquisa, Criação e Experiência Profissional
Atualmente participa como intérprete-criadora do Limiar núcleo de pesquisa e criação – que tem como foco de pesquisa a dança contemporânea, a música e a fotografia - e da Cia. da Estrela – grupo que pesquisa a dança contemporânea através de intervenções em espaços públicos (apresentações no metro Santa Cecília e no Espaço Rio Verde em 2010, e metro Paraíso em 2011).
Continua sua pesquisa com a dança contemporânea iniciada em 2004, aprofundando através de aulas com Marina Caron, Lucilene Favoreto e Maristela Estrela. Desde 2008 participa do Núcleo de pesquisa em dança contemporânea "16 Mulheres e 1/2", sob coordenação de Maristela Estrela.
- participação especial do Núcleo “16 Mulheres e 1/2” na Jam “Improviso”, a convite do Núcleo Cinematográfico de Dança, no Sesc Pinheiros (13 de junho de 2009 e 26 de junho de 2010).
Desde 2008 integra o projeto da jornalista e escritora Patrícia Cicarelli, como fotógrafa, sobre a vida e obra do Poeta Álvaro Alves de Faria, a ser lançado em 2012. O ensaio incluirá fotos atuais e recuperação de antigas do Poeta.
Em 2006 e 2007 foi integrante da primeira formação da Cia de Dança Contemporânea “...Avoa! núcleo artístico”. Em 2006 integrou o Projeto Música Vocal do grupo Coroeosso de Matão – SP como bailarina intérprete, ambos dirigido por Luciana Bortoletto.
Em 2005 foi criadora-intérprete do solo “BUSCA”, fruto de pesquisa de monografia do curso de dança da Faculdade Paulista de Artes apresentado no Teatro Ruth Escobar, com direção de Silvia Gaspar.
Cursos, Oficinas e Aulas Individuais
Desde 2004 estuda diversas linguagens da arte, pesquisando a conexão e o hibridismo da dança contemporânea com a fotografia, a escrita e a artes plásticas. Em 1997 começou seus estudos com a dança onde permanece até hoje.




 Monica Lopes


Dançarina, Cantora e Historiadora

Formada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (1998-2003). Em 2009 inicia o Curso de Formação de Educador do Movimento Somático (SME) - Programa de Certificação no Método BMC - Body-Mind Centering (2009-2011) - direção de Jens Johannsen e Adriana Almeida Pees. Atua como arte educadora através de aulas de consciência vocal e corporal.

Pesquisa, Criação e Experiência Profissional

Atualmente participa como intérprete-criadora do Limiar núcleo de pesquisa e criação – que tem como foco de pesquisa a dança contemporânea, a música e a fotografia - e da Cia. da Estrela – grupo que pesquisa a dança contemporânea através de intervenções urbanas (apresentações no metro Santa Cecília e no Espaço Rio Verde em 2010; e no metrô Paraíso no Projeto Encontros em abril/2011).


Continua sua pesquisa vocal que se iniciou em 2002, com Andrea Drigo – metodologia O Caminho do Canto, aprofundando através de pesquisa e aulas. Em 2010 iniciou aulas de canto lírico com Lucila Tragtenberg.

Desde 2008 participa do Núcleo de pesquisa em dança contemporânea "16 Mulheres e 1/2", sob coordenação de Maristela Estrela - http://16mulheresemeia.blogspot.com
- participação especial do Núcleo “16 Mulheres e 1/2” na Jam “Improviso”, a convite do Núcleo Cinematográfico de Dança, no Sesc Pinheiros (13 de junho de 2009 e 26 de junho de 2010).

Em 2007 e 2008 participou do processo de criação do espetáculo "Opera Réquiem, como integrante da Cia 3 de Canto Contemporâneo (criada em 2007), com direção de Andrea Drigo.
- Participação nos dos dois ensaios abertos do processo de criação: um ensaio aberto do primeiro ato - "O Chamado" em dez/2007, que deu origem a um vídeo/dvd, realizado em uma casa na Bela Vista onde eram realizados os ensaios. O outro ensaio aberto foi feito a partir dos dois primeiros atos - " O Chamado" e "A Loucura" e foi realizado no Espaço Rio Verde em out/2008.
- Participação especial da Cia 3 de Canto Contemporâneo na comunicação de pesquisa em processo “E o céu Escamou” do Projeto: Entre São Paulo e Maranhão, contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna. Concepção e criação: Dani Dini. Parceria Musical: Andrea Drigo. No Viga Espaço Cênico (2007).

Em 2006 e 2007 foi integrante da primeira formação da Cia de Dança Contemporânea “...Avoa! núcleo artístico”. Em 2006 participou como intérprete no show: Veredas – Diversos cantares de Chico Buarque (direção: Ruben Bianchi). Em 2005 e 2006 participou como cantora do espetáculo de dança contemporânea – “Toca” – de Luciana Bortoletto (direção: Letícia Sekito).

Cursos, Oficinas e Aulas Individuais

Desde 2002 estuda diversas linguagens em dança contemporânea, contato improvisação e dança-teatro, pesquisando a conexão entre a voz e o movimento. Em 1999 começou seus estudos com música, teoria musical e canto coral no CORALUSP onde permaneceu por 4 anos. Desde 2002 pesquisa música contemporânea através da voz, sob coordenação de Andrea Drigo.






Thiago Fratuce

Formado em História pela USP, foi aluno e discípulo do professor Henrique Pinto na Escola Municipal de Música em São Paulo. Realizou algumas incursões na música popular, mas atualmente é professor do Conservatório Villa-Lobos. Em 2004 e 2005, foi coordenador geral da I e II Série de Concertos de Violão Brasílio Machado. Em 2006, participou do II Concurso de Violão da Faculdade Cantareira. Em 2007, formou um duo de violões com o professor Henrique Pinto, com o qual fez o encerramento da Primavera Musical na cidade de Piedade, e em 2008, participações na II Mostra de Violões de Caraguatatuba e na Série Violões na Catedral Evangélica de São Paulo. No início de 2008 se apresentou no xvi Seminário de Violão Souza Lima. No mesmo ano, participou da programação do Projeto Violão no MASP e integrou a I Mostra de Violão da Escola Municipal de Música de São Paulo, além de manter presença regular nas audições da Escola Municipal de Música dentro do projeto Music@viva. Em 2009, realizou um recital no Colóquio dos Estudantes no auditório do Instituto de Física Teórica da UNESP, e participou do programa de tv “Músicas que elevam” da Rede Mundial, apresentado pelo Maestro Escalante. Durante o mês de dezembro, participou da Homenagem aos 100 anos do professor Manuel São Marcos no MASP e da II Mostra de Violão da Escola Municipal de Música, além de promover um Recital em homenagem ao Professor Shotaro Shimada no Ramakrishna Vedanta Ashrama. No início de 2010 foi novamente um dos recitalistas do XVIII Seminário de Violão Souza Lima. Nesse mesmo ano, foi convidado a se integrar como músico no grupo de dança contemporânea Cia. da Estrela, tendo realizado sua primeira performance no metrô Santa Cecília e posteriormente na Casa de Cultura Rio Verde. Em outubro, novamente se apresentou no Projeto Violão no MASP. E, em novembro, no Projeto Encontros no palco do metrô Paraíso.


Fabiane Carneiro

Arquiteta, Urbanista e Bailarina.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1992-1996). Em 1997 iniciou pesquisas em dança contemporânea, especialmente Laban, junto a Limites Cia de Dança com Andréa Sério, em Curitiba (1997-2004) e posteriormente na Caleidos Arte e Ensino com Isabel Marques, em São Paulo (2004-2007). Atua como gerente de Projetos de Desenvolvimento Urbano e como intérprete-criadora em espetáculos de dança.

Pesquisa, Criação e Experiência Profissional.

Atualmente participa como diretora do Limiar núcleo de pesquisa e criação – que tem como foco de pesquisa a dança contemporânea, a música e a fotografia.

Continua sua pesquisa com dança contemporânea iniciada em 1997, aprofundada através de aulas com Andréa Sério, Isabel Marques, Maristela Estrela e Juliana Moraes. Desde 2008 participa do Núcleo de pesquisa em dança contemporânea “16 Mulheres e ½”, sob coordenação de Maristela Estrela.
- participação especial do Núcleo “16 Mulheres e ½” na Jam “Improviso”, a convite do Núcleo Cinematográfico de Dança, no Sesc Pinheiros (13 de junho de 2009 e 26 de junho de 2010).

Em 2008 participou, como bailarina convidada pela Limites Cia de Dança, do vídeo e livro de registro em comemoração aos 15 anos do trabalho da Cia.
- participação nas filmagens e sessão de fotos no Teatro José Maria Santos, Museu Oscar Niemeyer e Bosque Alemão (Curitiba - PR) com a coreografia “Natur”; e na Estação Tubo do Centro Cívico (Curitiba - PR) com o improviso “Sala de Espera”.

Em 2006 e 2007 participou como intérprete criadora convidada pela Caleidos Cia de Dança em espetáculos interativos.
- participação no espetáculo interativo Coreológicas IV, no espaço da Caleidos Arte e Ensino (São Paulo - SP) (março a junho de 2006).
- participação no espetáculo interativo Coreológicas Brasil Finlândia, no espaço da Caleidos Arte e Ensino (São Paulo - SP) (agosto e setembro de 2007).

Entre 1997 e 2004 atuou como bailarina da Limites Cia de Dança, com participação em diversos festivais de dança e encontros relativos à arte e educação inclusiva em cidades como Curitiba, Maringá, Belo Horizonte, São Paulo, entre outras no Brasil; assim como Los Angeles nos Estados Unidos e Izmir na Turquia.
- participação no I Festival Latino-americano de Arte sem Barreiras, no Sesc Pompéia (São Paulo - SP), com a Coreografia: Cores do Silêncio (30 de maio de 1998).
- participação no espetáculo Limites Cia de Dança e Convidados, no Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha (Curitiba – PR), com as Coreografias: Natur, Sala de Espera. (novembro de 1998).
- participação no Art & Soul International Festival (Los Angeles, California-EUA), com a Coreografia: Natur. (maio de 1999).
- participação no Encontro Nacional Arte sem Barreiras, no Minascentro (Belo Horizonte – MG), com a Coreografia: Natur. (26 de agosto de 1999).
- participação no I Internacional Special Arts Festival (Izmir – Turquia), com a Coreografia: Natur. (14 a 21 de agosto de 2000).
- participação no Festival de Dança (Circuito Cultural Banco do Brasil) – no Teatro Ópera de Arame (Curitiba-PR), com a Coreografia: Sala de Espera. (21 de setembro de 2000).
- participação no espetáculo do Grupo de Dança da Faculdade de Artes do Paraná, no Teatro Fernanda Montenegro (Curitiba-PR), com a Coreografia: Cores do Silêncio (21 de novembro de 2000).
- participação no Primeiro Festival Internacional de Arte sem Barreiras , no Teatro Sesiminas (Belo Horizonte – MG), com a Coreografia: Disforme. (21 de novembro de 2002).
- participação no Festival de Dança (Circuito Cultural Banco do Brasil), no Teatro Ópera de Arame (Curitiba-PR), com a Coreografia: Disforme. (setembro de 2002).
- participação no Primeiro Encontro Nacional de Dança para pessoas portadoras de deficiência, no Teatro Municipal de Macaé (Macaé – RJ), com a Coreografia: In sono. (05 de julho de 2003).
- participação no Festival de Dança de Maringá (Maringá-PR), com as Coreografias: In sono, Natur, Sala de Espera. (setembro de 2004).

Em 2004, também, criou, participou e dirigiu o trio “Estamos Condenados à Liberdade”, fruto da sua pesquisa em Laban e apoiada nos textos de Sartre, no Workshop da Limites Cia de Dança – Teatro Londrina, Memorial de Curitiba (Curitiba-PR). (setembro de2004).

Cursos, Oficinas e Aulas Individuais

Desde 1990 estuda diversas linguagens de dança, como: clássica, através do Curso de dança – Projeto Pré-Profissional da Escola de Dança Teatro Guaíra (Curitiba-PR); moderna, através de Curso de dança com Raphael Pacheco na Unidade de Dança Moderna da Universidade Federal do Paraná (Curitiba-PR); e contemporânea, por meio de aulas com a Limites Cia de Dança (Curitiba-PR); do Curso Rudolf Laban Hoje na Caleidos Arte e Ensino; do Workshop: Dança Contemporânea e os Princípios de Laban com Juliana Moraes; de Workshops sobre o processo de criação da peça de dança contemporânea “Antes da queda”, da Companhia Perdida; e do Curso de Dança Contemporânea com Maristela Estrela no Estúdio Nova Dança e, atualmente, na Sala Crisantempo.